quarta-feira, 2 de abril de 2014


Mudanças nas relações familiares



     De um tempo pra cá vemos que houve muitas mudanças nas relações entre as famílias, principalmente entre pais e filhos, não há mais diálogo dos mesmos.

     Essas mudanças levaram muito a insegurança, a inquietação, as omissões, a indiferença e a falta de regras para educar seus filhos de um modo adequado. Há alguns anos,  pais e filhos sentavam juntos e conversavam sobre o que tinha acontecido na escola ou alguma coisa assim, hoje os filhos só chegam da escola e vão para frente do computador, alguns pais não sabem o que seus filhos fazem na internet.


     Antigamente havia os telefones fixos onde os pais controlavam o contato de seus filhos com os amigos, ou seja, os filhos eram fixos, hoje em dia existem os celulares que são móveis, assim como seus filhos que podem estar em qualquer lugar, em qualquer momento, a qualquer hora, sem que seus pais saibam com quem estão se envolvendo.


     A falta de diálogo faz com que os adolescentes tirem suas dúvidas por si próprio, assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, drogas e sexo devem ser abordados com frequência nas relações familiares.


     Os valores estão se perdendo, não há mais diálogo, cada um por si, pois a ausência dos pais no cotidiano dos filhos e as inovações tecnológicas estão os afastando cada vez mais, modificando assim as relações familiares.



Matheus dos Santos Palskuski 

A importância do Diálogo
com os Pais


     O diálogo é muito importante e é um hábito que vai sendo construído ao longo dos anos entre pais e filhos.

     No diálogo entre pais e filhos, deve existir espaço para escutar o outro, e isto pode exigir um certo intendimento e disponibilidade dos pais, a conversa de pais com seus filhos deve sempre acontecer em momento adequado, é bom que os pais e filhos dialoguem por que os pais têm mais conhecimento e tem muitas coisas para falar com seus filhos, os pais sempre estão dando conselhos e se conselhos não fossem bom eles não dariam.


     Os pais se preocupam muito com seus filhos mesmo que os filhos acham que os pais não entendem, mais eles têm muito conhecimentos e querem tentar passar para seus filhos ou até para outros jovens.


     As vezes fico me perguntando, quando eu ser pai, eu serei um pai Liberal ou Conservador?


     Hoje em dia eu não conseguiria dizer realmente que tipo de pai eu seria, por que tenho muita coisa para aprender ainda, mas no fim de tudo eu tentarei passar para os meus filhos tudo o que eu aprendi e aprenderei com meus pais.



Matheus dos Santos Palskuski